Durante o encontro, foram abordadas matérias relacionadas à formalização do comércio fronteiriço, entre outras.
O Secretário de Estado do Comercio, Amadeu Nunes, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, recebeu em audiência, na tarde desta quinta-feira, 23, pela primeira vez, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola / RDC, Jô Mpiassa Dias.
Durante o encontro, foram abordadas matérias relacionadas à formalização do comércio e a melhoria do circuito comercial Angola/RDC, a colaboração no domínio comercial, e outras questões inerentes à diplomacia econômica de ambos os países.
O Presidente da Câmara de Comércio manifestou a disponibilidade em colaborar com o MINDCOM e apresentou os projectos traçados.
“O nosso objectivo é levar Angola a um bom porto com esta bilateralidade, sobretudo na diplomacia económica que nós estamos a intermediar, entre a República de Angola e República da Democrática do Congo. Sabemos que ambos compartilham interesses comuns e é preciso consolidar esta relação”, Informou Jô Mpiassa Dias.
Por seu turno, o Secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, disse que há necessidade de se trabalhar mais com as autoridades congolesas na formalização do comércio fronteiriço entre os dois países. “A falta de documentos legais cria informalidade no Comércio”, realçou.
Segundo o Secretário de Estado, 30% do Combustível que Angola Importa vai para o Congo por via do comércio informal. “Angola tem, com a RDC, um acordo comercial que está suspenso por falta de assinatura, devido a situação política do país, algo que deve ser retomado de modos a formalizar o referido acordo”, reforçou.
Amadeu Nunes informou igualmente que existe uma comissão, no quadro da melhoria do comercio fronteiriço, coordenada pelo Ministério do Interior, que trabalha na melhoria das exportações em geral, em que as questões de alguns pontos fronteiriços, aqueles em que há maior actividades, como o Luvo (Zaire), Chissanda (Lunda Norte), Kimbata (Uíge), Massabi (Cabinda) e Luau (Moxico), para criação de postos com semelhança ao que existe em Santa Clara.
Durante a reunião, ficou a garantia, pelo Secretário de Estado do Comércio, todo o apoio institucional necessário para a materialização dos processos em carteira.
Fizeram parte do encontro o Consultor do Secretário de Estado, Assunção Pereira, o Director Nacional do Gabinete Jurídico e Intercâmbio, Adelino Domingos Naquarta.