Assinala-se hoje, 31 de Julho, o Dia da Mulher Africana. O Presidente da República, João Lourenço, marcou a efeméride com a seguinte mensagem:
"Felicito a Mulher Africana no seu dia, destacando a sua acção como baluarte da educação, sustento das famílias e esperança por um futuro melhor, em todas as dimensões da luta pela dignificação das sociedades africanas.
O 31 de Julho encontra África mergulhada num combate difícil contra o avanço impetuoso da Covid-19 e, nesse cenário, destacam-se o papel e a contribuição da mulher tanto na primeira linha dos cuidados de saúde, como no seio da família.
A destemida mulher africana é mais uma vez posta à prova num contexto em que a pobreza tende a agravar-se devido às implicações directas e indirectas da pandemia que assola o planeta, como sejam o abrupto aumento dos números do desemprego no seio dos seus companheiros, quando não são elas próprias atingidas pela instabilidade das oportunidades laborais.
Saúdo as mulheres de toda a África e de um modo particular as angolanas, reafirmando a confiança na vossa capacidade de lidar com a adversidade, demonstrada de modo inequívoco ao longo do nosso épico processo de luta como nação.
João Manuel Gonçalves Lourenço
Presidente da República