Em sete meses e meio de construção, as obras do futuro do Hospital Geral de Viana estão executadas a 55 por cento e a sua conclusão deverá acontecer em Dezembro de 2023.
Na manhã desta sexta-feira, 6 de Maio, o Presidente da República, João Lourenço, foi ver de perto como andam as obras do nova unidade hospitalar que, depois de finalizada, terá capacidade de 300 camas.
Durante a visita, o Presidente João Lourenço recebeu do empreiteiro explicações pormenorizadas sobre o grau de andamento das obras deste hospital, em construção no Zango 5, numa área total de 25 mil metros quadrados.
A nova unidade sanitária vai ter cinco salas de cirurgia, sendo duas para casos regulares, duas para cesarianas e uma para casos de urgência, bem como oito enfermarias de internamento, um centro de diagnóstico centralizado e área de serviços de radiologia.
Orçada em 125.500.00 euros, a unidade sanitária, depois de concluída, vai empregar 1.200 funcionários, entre os quais médicos e pessoal administrativo. Neste momento, trabalham na construção do hospital 310 técnicos e destes 99 por cento são de nacionalidade angolana.
O Hospital Geral de Viana foi concebido para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, particularmente no município de Viana, que é um dos mais populosos da província de Luanda.
Depois de concluída esta visita, o Presidente da República rumou para o município de Cacuaco, para também constatar "in loco” o andamento das obras do Hospital Geral de Cacuaco.