Na sequência do plano de criação de condições favoráveis aos próximos períodos lectivos no Cuando Cubango, 489 novos professores participaram, durante duas semanas, nos seminários de capacitação psico-pedagógica, que decorreram em simultâneo nos nove Municípios, tendo como prelectores técnicos seniores do Gabinete da Educação do Governo Provincial.
Na sequência do plano de criação de condições favoráveis aos próximos períodos lectivos no Cuando Cubango, 489 novos professores participaram, durante duas semanas, nos seminários de capacitação psico-pedagógica, que decorreram em simultâneo nos nove Municípios, tendo como prelectores técnicos seniores do Gabinete da Educação do Governo Provincial.
Aos novos professores, saídos do concurso público de 2019, foram transmitidas, entre outras, matérias ligadas à deontologia profissional, planificação de aulas, rácio professor-alunos, constituição de turmas, como orientar os alunos para o binómio aulas-medidas preventivas da covid-19, legislação reitora da actividade da educação e ensino no País, bem como aspectos sócio-comunitários específicos das localidades.
Munidos de ferramentas para exercer cabalmente a tarefa de docência, tão logo que as condições da covid-19 permitirem, os novos professores viram-se confortados, nesta sexta-feira, 03 de Julho de 2020, com a presença do Governador Provincial, Júlio Bessa, na cerimónia de encerramento das referidas acções formativas, realizada no Pavilhão Gimno-desportivo de Menongue.
Ao dirigir-se aos novos docentes, o Governador falou da política educativa e de ensino a ser implementada nos próximos tempos no quadro do Plano de Desenvolvimento da Província, denominado KK2050, cuja elaboração encontra-se na fase final, para ser posteriormente submetido à aprovação dos órgãos Centrais competentes.
A referida política assenta em premissas de não ter o sistema da educação como um fim em si, mas como um meio para atingir um sonho. Para o Cuando Cubango o sonho é desenvolver, ao mais alto nível, a agricultura e o turismo, sendo por isso necessário adaptar o processo educativo aos ditames e exigências da política económica e social da Província, no presente e no futuro.
Para o Governante, os desafios do sistema de educação no Cuando Cubango têm de estar direccionados para a formação de quadros capazes de ajudar a Província a alcançar o sonho corporizado numa agricultura desenvolvida e num turismo devidamente organizado e com qualidade, priorizando os I e II ciclos e o ensino técnico- profissional, sem esquecer a reformulação dos vários cursos do ensino superior, adequando-os às exigências do momento.
Só assim, sublinhou o Governador, será possível atingir os níveis para competir nestas áreas com os países vizinhos, designadamente, a Namíbia e Botswana, nos próximos cinco anos e ultrapassá-los, dez anos depois, uma vez que a Província possui condições naturais para o efeito, com realce para as suas terras aráveis, rios, fauna e flora.
Na sua intervenção diante dos novos professores, o Governador Júlio Bessa voltou a enfatizar a necessidade da união de todos os habitantes do Cuando Cubango para o combate ao contrabando, à caça furtiva, às queimadas, à exploração ilegal dos recursos florestais e minerais, aos preconceitos raciais e tribais, sobretudo contra as mulheres, às práticas culturas que ferem a Lei, como os casamentos tradicionais obrigatórios de raparigas menores com adultos e os julgamentos tradicionais que culminam na extorsão e tortura a pretexto das vítimas serem feiticeiras.
Exortou, por outro lado, os novos profissionais da educação ao patriotismo e à cidadania para que cumpram com espírito de missão as suas tarefas, transmitindo, não só aos alunos, mas também às comunidades em que estarão inseridos, conhecimentos e mensagens para a mudança de mentalidades e comportamentos quanto à protecção e preservação dos bens públicos, regras de higiene pessoal e colectiva, assim como a cultura do civismo no relacionamento com o próximo e com o meio envolvente.
O Governante anunciou igualmente, para breve, a realização de dois Fóruns Provinciais sobre a educação e a saúde, que terão como finalidade repensar e reestruturar os dois sectores na Província, com a participação dos técnicos locais e de especialistas de outras Provinciais a serem convidados.
A cerimónia de encerramento foi igualmente preenchida com a entrega simbólica de guias de marcha aos novos professores que, entre licenciados e técnicos médios, terão a missão de reforçar o sistema de educação e ensino na Província, nos três níveis do sub-sistema não universitário, designadamente, pré-escolar, primário e secundário.