Presidente da República recebe Adalberto Costa Júnior e Nimi A Simbi no Palácio
O Presidente da República, João Lourenço, recebe em audiência, amanhã de manhã, os líderes da UNITA e da FNLA, Adalberto Costa Júnior e Nimi A Simbi, no Palácio Presidencial.
Para Adalberto Costa Júnior, trata-se de um encontro expectante e importante para um diálogo institucional e para o desafio de garantir um futuro de estabilidade.
Adalberto Costa Júnior e Nimi A Simbi, bem como o político Jorge Valentin tomaram posse hoje, 31 de Março, como membros do Conselho da República. Os dois líderes partidários foram indicados por inerência de funções e Jorge Valentim preenche uma vaga existente.
Após conferir posse aos novos membros do Conselho da República, João Lourenço desejou-lhes boas-vindas, destacando a importância do trabalho destes neste ano de eleições gerais.
"Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar as boas-vindas aos três conselheiros da República e dizer que num ano tão crucial como este, em que dentro de escassos meses os angolanos vão às urnas para elegerem os deputados à Assembleia Nacional e o Presidente da República, com certeza que, por maioria de razão, este é um ano em que o Presidente da República mais necessita do trabalho dos conselheiros. Muito obrigado, por terem merecido a confiança, por um lado dos partidos políticos que representam, e por outro lado, do próprio Presidente da República”, sublinhou.
Os conselheiros comprometeram-se a dar o seu melhor para do desenvolvimento do país. Adalberto da Costa Júnior garantiu dar contributos sérios em prol da paz, estabilidade e do desenvolvimento.
"Quando cá estivemos, habituamo-nos a trazer contributos sérios, muitas vezes por escrito. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para podermos contribuir para a estabilidade, para a paz, para o desenvolvimento, e muito particularmente num ano que tem eleições, para que possamos abordar o caminho das eleições num ambiente de absoluta garantia de tranquilidade”, disse Adalberto Costa Júnior.
O novo presidente da FNLA, Nimi A Simbi, garantiu o seu apoio na tomada de decisões que concorram para a melhoria do país.
"Durante a minha estadia aqui no Conselho de República, vou tentar nesse período apoiar todas as ideias e actos que concorram para a democracia e depois ver em que medida também podemos apoiar as decisões que podem efectivamente elevar e melhorar as condições de vida dos angolanos”, disse.
Aos 84 anos, Jorge Valentim afirmou estar a altura dos desafios que se impõe.
"Eu prometo trabalhar duramente para a consolidação paz e reconciliação nacional e ajudar no trabalho do progresso no nosso país. Eu sei que muito tem sido feito, mas há ainda certos ângulos que devem ser cobertos e pensamos que isso será feito sob a direcção do Presidente João Lourenço. Devemos trabalhar para que o nosso país ocupe sempre um lugar de vanguarda”, frisou.
No mesmo dia, o Chefe de Estado também conferiu posse à Domingos Pacheco, embaixador plenipotenciário e extraordinário de Angola na Costa do Marfim (Côte d'Ivoire), a quem recomendou trabalho para o reforço dos lados de amizade e de cooperação.
"Vai a partir de agora desempenhar funções junto de um país africano amigo, com quem temos muito boas relações e pretendemos desenvolvê-las. Trata-se da Côte d'Ivoire. Estamos certos que o embaixador, com o seu trabalho, vai contribuir de forma significativa para o reforço desses laços de amizade, mas sobretudo de cooperação, que pretendemos desenvolver com esse país irmão. Votos de sucesso e bom trabalho”, disse o Presidente de República.