Governo
19 Outubro de 2021 | 10h10

ANUALMENTE

Turquia quer investir 500 milhões de dólares em Angola

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, manifestou o desejo de ver aumentado o valor da cooperação com Angola, de 170 para 500 milhões de dólares por ano.

Recep Tayyip Erdogan falou da intenção nesta segunda-feira, 18 de Outubro, em Luanda, durante uma conferência de imprensa, tendo justificado que a actual cooperação não justifica o potencial de Angola e da Turquia.

"Quando a cooperação bilateral chegar nos 500 milhões de dólares por ano, aí vai dar riqueza para os dois lados. Claro, especialmente com investidores turcos fazendo investimento nos recursos naturais de Angola e infra-estruturas na base do ganha-ganha ”, frisou.

O Governo turco também quer ajudar Angola a aumentar o número de empregos, com a vinda de empresários que vão fazer muitos negócios. "Vamos dar todo o apoio neste quesito”, disse Recep Tayyip Erdogan.

A Turquia quer ver reforçada a cooperação no sector da Educação, Cultura, Recursos Naturais e de Energia, por ter vasta experiência nesses ramos.

Segundo o Presidente turco, em 2020 realizaram uma perfuração sísmica e profunda, tendo conseguido encontrar 500 bilhões de metros cúbicos de gás natural no mar negro.

"Nesta questão, estamos aqui para mostrar as nossas oportunidades e experiência para os nossos amigos angolanos. No sector da Educação e Cultura nós vamos desenvolver a nossa cooperação e também facilitar os vistos para chegar aqui, tanto de turismo como o económico”, avançou o Presidente.

O processo de reforma em curso no país, a intervenção para manter a paz e a estabilidade na região tem sido acompanhado pelo governante turco, que reconhece que "Angola está a fazer todo o possível internacionalmente, para manter a paz na região. Isso dá muita força e segurança para a região”, referiu Recep Tayyip Erdogan.

Durante a conferência de imprensa, no salão Nobre do Palácio Presidencial, o Presidente da Turquia mostrou que o seu país tem grande interesse no continente africano, onde tem 43 embaixadas.
 
Para reforçar esta cooperação, anunciou para os dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira) o III Fórum de Negócios Turquia – África.

Recep Tayyip Erdogan convidou o seu homólogo angolano a participar na III Cimeira de parceria África-Turquia, que terá lugar nos dias 17 e 18 de Dezembro, em Istambul.